AS novidades do WordPress 4.1

06 jan, 2015 0 Alisson Araújo

O WordPress 4.1 é uma atualização incremental do sistema, mas traz algumas novidades importantes. Algumas destinadas aos usuários finais e outras para programadores.

As principais novidades são: um novo tema por padrão, o Twenty Fifteen, um modo de escrita livre de distrações e um melhor acesso à instalação da linguagem preferida.

Twenty Fifteen

theme

É o novo tema base. Apresenta um aspeto limpo, direcionado para blogs.
Desenhado por Takashi Irie, a pedido de Matt Mullenweg, o tema coloca as fichas na simplicidade, com preocupações acerca do uso da tipografia, optando pela Noto Serif e Sans, da Google. “Uma família de fontes desenhadas para serem visualmente harmoniosas em diversas línguas”, explicou Irie, correspondendo à aposta do WordPress na internacionalização.

Outra preocupação, para dispositivos mobile, também foi tida em conta neste tema, que visa responder da melhor forma a qualquer tela.

 

Escrita sem distrações

 

Focus é o novo modo livre de distrações para quem está escrevendo ou editando posts.
As versões mais recentes do WordPress permitiam o modo de full screen mas, ao mesmo tempo, escondiam as ferramentas essenciais à edição.

A nova versão resolve esse aspeto e basta carregar no ‘esc’ ou colocar o mouse fora do editor para tudo voltar à normalidade. O processo, no entanto, implica alguma habituação.

Por ser uma ferramenta que pode causar algum desconforto e ‘assustar’ usuários menos treinados, foi decidido que estará desativado por padrão, podendo ser ativada pelo o usuário que desejar.

Línguasidioma-wordpress-4-1

Mudar a linguagem da instalação WordPress será mais simples. Há um novo seletor nas opções gerais que permite verificar quais as línguas disponíveis.
Escolhendo a da sua preferência, será feito o download do pacote respectivo e aplicada a opção.

Ferramentas de imagem

alinhamento-imagem-postagem-2

Ao editar uma imagem no corpo de um artigo passa a ter, ao passar o cursor por cima, uma nova ferramenta de trabalho, que facilita o seu alinhamento.
Trata-se de um pequeno mas importante melhoramento que facilita a vida aos usuários.

Uma outra implementação importante foi a possibilidade de filtrar por data os upload´s na biblioteca.

Title-tag

Passa a existir um add_theme_support( ‘title-tag’ ) e esta é uma novidade importante para os programadores, em concreto para quem desenvolve temas.
O objetivo é que os utilizadores possam gerir estes títulos no painel de controle, num futuro próximo.

Queries

Há melhoramentos nas consultas (queries) de meta, datas, comentários e taxonomias. O WP_Meta_Query foi alvo de uma atenção particular e a promessa é de que os melhoramentos sejam significativos.

Personalização de temas

A API de personalização regista alterações positivas, incluindo nos painéis de contexto e seções e modelos JavaScript para os controles.
Este é um aspecto que deverá merecer particular atenção por parte dos criadores de temas.

Plugins recomendados

plugin-recomendado-wordpress-4-1

Haverá um separador de plugins recomendados na página de instalação. A recomendação leva em conta os plugins já instalados naquele website e sugere outros que se possam adequar.

Cuidado, não se deixem entusiasmar e não desatem a instalar novos só porque foram sugeriros.

O que fica de fora

Estava previsto que na versão 4.1 surgisse a divisão de termos quando este é partilhado por múltiplas taxonomias. No entanto, devido a algumas complicações, em concreto por quebrar a retrocompatibilidade de bastantes plugins, foi decidido remeter esta questão para a 4.2.
O objectivo final continua a ser o mesmo: fazer com que um termo, quando editado numa taxonomia, não afete o mesmo termo noutra taxonomia.